Jangadão Ecológico

Uma aventura nos cânions do Rio Araguaia

R$ 1.350,00 por pessoa

Jangadão Ecológico

Baliza, Goiás, Brasil
Expedição de rafting


Expedição Jangadão Ecológico no Rio Araguaia

INSCRIÇÕES ABERTAS!

O Rio Araguaia nasce à margem do Parque Nacional das Emas, na borda da Serra do Caiapó, no município de Mineiros.

Mais de 200 km abaixo da nascente,  o rio passa por uma brusca mudança de altitude em que o relevo é caracterizado por formações rochosas de arenito,  onde o rio Araguaia e seus afluentes descem das serras formando cachoeiras e cânions até chegar a uma planície próximo à cidade de Baliza-Go. Neste local, o rio se alarga e suas águas se acalmam.

É nesse trecho de serras, longe dos lotados destinos que veem sua população triplicar nos meses do verão goiano (junho a setembro), que acontece o Jangadão Ecológico.

 Em formato de expedição, cada edição atende 24 participantes que viajam  a bordo de botes infláveis, acompanhados de uma equipe de apoio, por um percurso de 65km pelo rio Araguaia, durante quatro dias. Nesse período a proposta é descer remando, navegando aproximadamente 6 horas por dia (uma média de 22 km por dia). As  pernoites acontecem em  acampamentos às margens do rio. Uma aventura cheia de experiências!

Durante a expedição, encontramos um ambiente de beleza praticamente intocada, que abriga imensa variedade de espécies da fauna e da flora. No decorrer do percurso navegamos aproximadamente uns 50 km de cânions, cujo estreitas passagens são encamisadas por paredes rochosas e  em alguns pontos  praias virgens  formadas na última temporada de cheia, bem como, lindas cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas dos afluentes do Araguaia.  Em parte deste cânion encontra-se a APA DO ENCANTADO, uma reserva criada para proteger o Cerrado, a fauna e a margem do rio Araguaia. É possível avistar o sobrevoo das aves e ao final do dia, um maravilhoso pôr do sol. Harmonia divina, sintonia maravilhosa que nos renova!  

A descida é bastante tranquila e só em alguns locais encontramos pequenas corredeiras .

  • As maiores corredeiras são Classe II - Moderada:

  • As corredeiras Classe II são diretas com descidas claras e evidentes sem a necessidade de análise em cima da hora. Pode haver a necessidade de se evitarem ondas, pequenos obstáculos e outras obstruções menores.

Remansos e ondas estouradas podem ser fortes. Bom para iniciantes”. Fonte (ABNT)

Atividade descrita está classificada pelo Ministério do Turismo e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT como “Turismo de Aventura”. Assim sendo, envolvem riscos avaliados, controlados e assumidos.


Para garantir a segurança, EPIs são entregues e todo percurso é acompanhado por uma equipe de apoio experiente, formada por condutores de atividades aquáticas, guia de turismo, barco motorizado, carro de apoio e equipe de cozinha.

 

A expedição acontece desde 2004 entre os municípios de Baliza-Go e Ribeirãozinho-MT e Torixoréu-MT, recebendo participantes de todos os lugares do  Brasil , como também do exterior.

Tudo começou com alguns amigos aventurando-se pelo rio em 2004. A cada ano que passava, por meio da divulgação, mais pessoas estavam interessadas em participar. Com essa repercussão, o integrante e organizador  do passeio, Nélio Carrijo, vislumbrou uma oportunidade de negócio. Se especializou em turismo fazendo diversos cursos na área e através dos resultados, Nélio Carrijo abriu uma agência de turismo receptivo na qual atua na região oferecendo passeios pelo Parque Nacional das Emas, onde nasce o Rio Araguaia, na serra do Caiapó.


Como funciona a expedição:

Para participar o turista precisa deslocar-se até  Ribeirãozinho-MT(Nossa base de apoio) no dia e hora marcada, pré definidos no momento da compra do pacote. O carro fica guardado em um local seguro na cidade e um ônibus faz o traslado do grupo até o rio, assim como no final da expedição de volta para a cidade.

Para quem vem de avião, o aconselhável é pousar no aeroporto de Goiânia e locar um carro para ir até a cidade de Ribeirãozinho( Ainda não temos um serviço de traslado para esse percurso, algo que almejamos estar oferecendo em breve).



Em cada Bote descem 4 participantes mais um condutor experiente.

As bagagens vão em um bote e por isso pedimos para reduzi-las ao  máximo.

Outro bote vai com o bar que oferece para os clientes (Cervejas, Refrigerantes, Sucos, Chocolates, Água Mineral, Água de coco, Salgadinho, Balas, Energéticos)

Um barco motorizado acompanha o tempo todo  fazendo a segurança e a logística da alimentação.

Nossa cozinha segue com o carro de apoio terrestre que para em pontos específicos onde temos estrutura para montá-la. Nossas refeições são levadas pelo barco de apoio.

Durante à noite acampamos em praias em locais sem estrutura. Locais tranquilos que proporcionam um contato direto com a natureza. Oferecemos nas praias banheiros químicos e energia 220 v.

Você será responsável por remar seu bote, organizar e carregar sua bagagem até o local apropriado, montar sua barraca e se envolver em todas as atividades necessárias ao andamento da expedição.

Durante o trajeto a equipe de apoio frequentemente orientará sobre aspectos relacionados à segurança em áreas naturais. Pedimos que siga as recomendações dos instrutores, aja com prudência e exercite o bom julgamento para fazer do "Jangadão" uma experiência segura para você e para os demais participantes.

Seguem abaixo informações detalhadas, incluindo o formulário de inscrição e médico, o formulário de condições gerais, política de conduta e desligamento e o termo de aceitação de riscos. Por favor, envie esses documentos por e-mail para nós assim que possível (pegamos as assinaturas no início da atividade).

Estamos trabalhando para fazer desta expedição uma experiência inesquecível!

Um abraço!


DESCRITIVO:

No primeiro dia você deve estar no  local de encontro (passaremos a localização) em Ribeirãozinho/MT até às 15h. De lá os participantes deixarão suas conduções guardadas e serão levados até o local do camping da primeira noite que será às margens do rio Araguaia. Durante a noite todos participarão da preparação da expedição, em conjunto com os instrutores, através da seleção e organização da

bagagem que será utilizada na expedição (O que não for utilizado na expedição ficará guardado aos cuidados da Trilhas do Cerrado).

No dia seguinte às 6:00 daremos início à expedição auto-suficiente pelo rio Araguaia.

O término da expedição está previsto para às 16h00 em Ribeirãozinho/MT.


ITINERÁRIO DETALHADO:


PRIMEIRO DIA

15:00h – Encontro em Ribeirãozinho, deslocamento para o camping 

20:00h – Jantar;

22:00h – Encerramento da preparação;


SEGUNDO DIA

06:00h - Alvorada

06:30h - Café da manhã

07:15h - Preparação para descida;

08:30h - Início da descida;

12:00h - Almoço

17:00h - Acampamento/ pernoite

19:00h - jantar (cardápio simples);


TERCEIRO DIA

06:00h - Alvorada

06:30h - Café da manhã

07:15h - Preparação para descida;

08:30h - Início da descida;

12:00h - Almoço

17:00h - Acampamento/ pernoite

19:00h - jantar (cardápio simples);


QUARTO DIA

06:00h - Alvorada

06:30h - Café da manhã

07:15h - Preparação para descida;

08:30h - Início da descida;

12:00h - Almoço

14:00h - Chegada no local de desembarque

16:00h - Chegada a Ribeirãozinho - MT



O QUE ESTÁ INCLUSO:

1 - Local para guardar carros em Ribeirãozinho - Mt

2 -Traslados de ida e volta do rio

3 - Cafés da manhã;

3 - Almoço (cardápio simples)

4 - Jantares (com churrasco)

3 - Pernoites em praias(em barracas);

1 - Bote inflável, remo, colete, capacete;  

1 -  Equipe de Cozinha

1 - Barco de apoio; 

1 - Energia 12 V e 220 v para carregar  baterias

1 - Carro de apoio;

2 - Banheiros c/ sanitários químicos

1 - Kit de primeiros-socorros; 

300 -  Fotos (disponível para baixar na web)

1 - Seguro para a atividade;

1 - Bar flutuante (as bebidas serão vendidas)



O QUE NÃO ESTÁ INCLUSO:

*Água Mineral, Bebidas em geral, gelo, chocolate, salgadinhos e balas;

*Despesas hospitalares e outras despesas extras pessoais.

*Barraca e colchão;


ROUPAS E CALÇADOS PARA O JANGADÃO /DICAS:

Existe hoje no mercado uma grande diversidade de tecidos desenvolvidos para atividades físicas de diferentes intensidades e ambientes, o que vai proporcionar maior ou menor eficiência não será o material empregado em si, mas sim a tecnologia de tecelagem utilizada e o projeto da roupa.

Tecidos sintéticos em geral são mais práticos e seguros, pois dissipam melhor o vapor d’água e secam com rapidez. 

Tenha em mente que estas roupas deverão ser confortáveis e próprias para protegê-lo do sol, mantê-lo seco e aquecido. O algodão NÃO é recomendável, pois absorve umidade.

Recomendamos uso de  sandálias e/ou sapatilhas durante a descida.


LISTA DE EQUIPAMENTOS:

Você não precisa chegar ao "Jangadão" com todos os itens desta lista. Porém elaboramos esta lista com base no conhecimento dos instrutores, visando conforto e segurança. 

Evite levar volume desnecessário, pois só aumentará o peso e volume da sua bagagem.


ITEM QUANT. INFORMAÇÕES

► Documento de identidade ……….1 RG ou CNH(documento com foto);

► Calças ……...……………………….Dê preferência a tecido sintético;

► Camisetas ………………………….Dê preferência a tecido sintético;

► Agasalho ………………………….. Madrugadas são frias;

► Meias 

► Sutiãs esportivos (top) ……….….São melhores e mais confortáveis;

► Boné……………………………… Importante proteção do sol;

► Cueca/calcinha ……………..….. Se possível sintético;

► Roupa de banho Biquíni, short de banho ou sunga;

► Toalha, prefira microfibra, é leve, compacta e alta absorção;

► Tênis …………………… 1 par Confortável

► Chinelo ou sapatilha (de neoprene são as melhores);

► Kit toilette …… Creme e escova dental /papel higiênico, shampoo e sabonete;

► Higiene feminina .. Absorventes íntimos, sacos ziploc ou coletor menstrual;

► Protetor solar/labial ;

► Repelente para insetos…. Prefira os naturais que não agridem o meio ambiente;

► Óculos de grau…… Se fizer uso;

► Cantil…. Para colocar água ;

► Caneca, prato fundo e talheres…… evite vidro;

► Lanterna …. Preferência lanterna de cabeça com LED´s

► Pilhas reservas

► Saco estanque (Pode ser usado saco plástico grande 50x80 cm)

► Capa de chuva (Não é comum, mas pode chover)

► Barraca (Prefira dividir barraca com alguém p/ reduzir bagagem)

► Saco de dormir ou cobertor

► Isolante térmico ou colchonete….Isolantes são mais confiáveis, não furam e nem molham;

► Medicamentos sob prescrição médica… Leve um estoque suficiente de cada medicamento;

► Mochila grande para guardar as tralhas.

► Bolsa de mão….. Para colocar pertences que precisam ficar de fácil acesso.

► Caixa de isopor ou similar ( o bar não fica aberto em todos momentos)


PROIBIDO LEVAR:

Arma de qualquer natureza, equipamento de pesca predatória, drogas ilícitas.


Observações

01 - A alimentação do Jangadão inclui itens como macarrão, arroz, feijão, queijo, embutidos, pães, ovos, carnes (bovina, suína e de frango), leite pasteurizado etc. Se você tem alguma restrição alimentar, por favor, entre em contato conosco. 02 - Serviço de encomenda com nosso carro de apoio ficará restritos a itens de primeira necessidade e o dinheiro deve ser passado no momento da encomenda. 03 - O uso dos equipamentos fornecido pela organização é obrigatório e o não cumprimento das regras ponde exclui-lo da expedição.


SEGURO VIAGEM:

A Trilhas do Cerrado faz um seguro contra acidentes para cada participante do Jangadão Incluindo um seguro viagem válido para os 4 dias.

A Trilhas do Cerrado responsabiliza-se por chamar o socorro para removê-lo do local do acidente até um hospital apropriado. Quaisquer despesas e responsabilidades são por conta do participante. Informamos que devido às características dos locais onde a expedição é realizada, os participantes não terão acesso a telefones. 

A equipe que desce pelo rio tem contato com o carro de apoio em pontos específicos, que no caso de alguma emergência entrará em contato com as pessoas responsáveis.

Se alguém precisar entrar em contato com você, ele deverá falar com nosso motorista. 

O telefone disponível é (64)99975-2400.


CONDIÇÕES GERAIS:

  1. Fazer a reserva o mais rápido possível, pois as vagas são limitadas;

  2. As reservas são efetivadas mediante o pagamento do valor total do pacote;

  3. O valor poderá ser dividido com término no final de  junho de 2024;

  4. A inscrição será confirmada mediante a quitação do valor contratado;

  5. Os 24 primeiros que efetuarem a reserva e quitar o valor total fecharam o pacote;

  6. A Trilhas do Cerrado se reserva no direito de alterar o roteiro conforme as condições climáticas;

  7. O número mínimo de participantes para acontecer o evento é de 20 inscritos;

  8. Ter no mínimo 7 anos de idade,

  9. Menores só pode participar acompanhadas dos responsáveis;


INVESTIMENTO DO JANGADÃO ECOLÓGICO:


Pessoas entre 7 a 12 anos ………….900,00 reais

Pessoas entre  13 a 17 anos ……….1050,00 reais

Pessoas a partir de 18 anos .………. 1350,00 reais


CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO:

Casos admitidos na legislação de turismo em caso de alteração ou cancelamento do passeio.

1. Alteração na sequência do programa, efetuada pela agência de turismo operadora, para:

a) Manter ou melhorar a qualidade da programação;

b) Atender casos fortuitos ou de força maior.

2. Cancelamento do programa caso não tenha sido atingido o número mínimo de usuários, previsto nas condições gerais, estabelecidas pela organização para a realização da excursão, ou, caso seja do interesse dos usuários que o programa continue, será feito o recálculo do preço em função do número remanescente de participantes inscritos.


Motivos para cancelamento do passeio (excluídos o caso fortuito ou motivo de força maior).

  1. Constituirão motivos para o cancelamento, por parte do usuário, decorrente de culpa ou iniciativa da agência:

    1. modificações de preço ou condições para seu pagamento;

    2. não realização da excursão;

  2. Constituirão motivos para o cancelamento, por parte da agência de turismo, decorrentes de culpa ou iniciativa do usuário:

    1. Não pagamento do preço na forma e valores acordados;

    2. Desistência do usuário antes, na hora de embarque ou durante a viagem;

    3. Não cumprimento, pelo usuário, de suas obrigações durante a excursão, inclusive em decorrência de conduta inconveniente, descumprimento de horários e outros procedimentos previstos no programa de viagem.


Procedimentos decorrentes do cancelamento do passeio (excluídos os casos fortuitos e de força maior e admitidos na legislação).


1. Antes do início do programa:

A. Por iniciativa da organização:

  • Oferecimento de crédito ao usuário; em valor devidamente corrigido, correspondente às importâncias efetivamente pagas, antecipadamente, por este, sob a forma de participação em outro programa turístico;

  • Outro acordo com o usuário, que preveja, inclusive, a devolução da importância, devidamente corrigida,por este efetivamente paga e desembolsada antecipadamente.

B. Por iniciativa do usuário:

  • O usuário deverá providenciar, em tempo hábil, sua substituição por outro participante, nas mesmas condições contratadas;

  • Acordar com a agência sua participação em outro programa, de qualquer tipo de entendimento que satisfaça ambas as partes;


Não sendo viável a aplicação das hipóteses anteriores, perda, em favor da agência, dos

seguintes percentuais sobre o preço da excursão excetuada:

c.1 - 10% - cancelamento com mais de 30 dias antes do início da excursão;

c.2 - 50% - cancelamento entre 29 e 20 dias antes do início da excursão;

c.3 - 100% - Cancelamento a menos de 19 dias do início da viagem;


2. Durante a realização do programa:

A. Por iniciativa da organização:

  • Oferecimento de crédito ao usuário, em valor correspondente ao reembolso dos serviços não prestados e não compensados em substituição, sob a forma de participação em outro programa turístico;

  • Outro acordo com o usuário que preveja, inclusive, a devolução da importância, devidamente corrigida, correspondente aos serviços não prestados.

B. Por iniciativa do usuário:

  • Perda pelo usuário do valor total da excursão.


Os casos de desistências ou cancelamento do evento, serão tratados de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR.



Além do Jangadão Ecológico muitos passeios podem ser feitos na região. 

A Serra do Caiapó possui  uma enorme quantidade de cachoeiras e belas paisagens.


As cachoeiras mais famosas são:

Salto São Domingos

Cachoeira Samambaia

Cachoeira da Abóbora

Salto Paraguassú

Cachoeira Santa Helena

Cachoeira Santa Márcia

Cachoeira Paraíso

Cachoeira Dois Saltos

Cachoeira Couto Magalhães

Cachoeira do Soturno


Cenários que chamam atenção são:

Parque Nacional das Emas

Região Pinga Fogo

Morro do Gigante

Serra da Portaria


Aqui no site você encontra os passeios disponíveis.



Reportagem Curta Mais!

Reportagem Viagem Em Pauta!

Localização

R$ 1.350,00

por pessoa

Escolha a data


Agenda
De 25 à 28 de Julho
quinta-feira

Você também pode gostar

Trekking Pinga Fogo