Jangadão Ecológico no Rio Araguaia

Cânions do Rio Araguaia 

Julho de 2022

Jangadão Ecológico no Rio Araguaia

Mineiros, Goiás
Expedição de rafting

Agendamento pelo WhatsApp


O Jangadão Ecológico será em formato expedição, onde os participantes e instrutores estarão autônomos durante três dias descendo de botes infláveis um percurso de 64 km pelo rio Araguaia. Durante este período a proposta é descermos navegando, remando, aproximadamente 6 horas por dia (uma média de 20 km por dia) e pernoitarmos acampando às margens do rio. Uma aventura com desafios e superações.

O percurso passa por um cânion de 50 km de extensão, entre uma estreita passagem encamisada por paredes de pedra, num ambiente de beleza praticamente intocada, abrigando imensa variedade de espécies e encontrando em meio a essas rochas praias virgens, formadas na última temporada de cheia, lindas cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas dos afluentes do Araguaia. Em parte deste cânion encontra-se a APA DO ENCANTADO, uma reserva criada para proteger o Cerrado, a fauna e a margem do rio Araguaia. É possível avistar o sobrevoo das aves e ao final do dia, um maravilhoso pôr do sol. Harmonia divina, sintonia maravilhosa que nos renova! 

A aventura começa com as águas calmas do Rio Araguaia, onde você receberá as primeiras instruções de segurança, aspectos da descida, treinamento prático de técnicas de remadas, riscos e responsabilidades envolvidas, recomendações quanto ao comportamento, trabalho de equipe, posições no bote e posição de corredeiras. Este procedimento tem por objetivo a realização de uma operação segura e com a satisfação de todos (procedimento denominado de briefing). As dificuldades vão aparecendo gradativamente dando tempo para todos se familiarizarem com o bote, remo e corredeiras.

A descida é bastante tranquila e só em alguns locais é que encontramos pequenas corredeiras (se você não estiver disposto a descer as mesmas, o trajeto poderá ser feito pelas margens do rio).

*As maiores corredeiras são Classe II+ Moderada:

“As corredeiras Classe II são diretas com descidas claras e evidentes sem a necessidade de análise em cima da hora. Pode haver a necessidade de se evitarem ondas, pequenos obstáculos e outras obstruções menores. Remansos e ondas estouradas podem ser fortes. Bom para iniciantes”. Fonte (ABNT) Atividade descrita está classificada pelo Ministério do Turismo e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT como “Turismo de Aventura”. Assim sendo, envolvem riscos avaliados, controlados e assumidos, onde nós da organização com a experiência adquirida em mais de 9 anos nessa atividade, providenciamos tudo e executamos todos os procedimentos para que a expedição aconteça em mais perfeita ordem, como tem sido por todos esses anos.

Um barco de apoio acompanhará toda a expedição para garantir a segurança e dois botes de apoio  transportarão toda a bagagem dos participantes

Durante o dia os participantes descerão o rio em botes infláveis acompanhados por um barco de apoio e uma equipe de monitores. Ao final do dia, paramos em uma praia deserta, sem estrutura para acamparVocê será responsável por remar seu bote, organizar e carregar sua bagagem para o bote de apoio, montar sua barraca, recolher e transportar seu lixo, bem como se envolver em todas as atividades necessárias ao andamento da expedição.

Durante o trajeto a equipe de apoio frequentemente orientará sobre aspectos relacionados à segurança em áreas naturais. Pedimos que siga as recomendações dos instrutores, haja com prudência e exercite o bom julgamento para fazer do "Jangadão" uma experiência segura para você e para os demais participantes.

Nós estamos trabalhando para fazer desta expedição uma experiência inesquecível!

Localização

Você também pode gostar

Trilha Chapada da Lua
Caminhada em trilha

Trilha Chapada da Lua

Boia Cross  Rio Formoso