Mineiros é um município do Sudoeste de Goiás geograficamente situado em uma das maiores altitudes brasileiras, com variação de 700 a 1100m, na Serra dos Caiapós.

Nosso município tem o título de  um dos maiores divisores de água da América do Sul.

É no município de Mineiros que “brotam” inúmeras nascentes d´água algumas subterrâneas que dão origem a rios como Araguaia, Rio Verde, Diamantino, Formoso e Jacuba, que abastecem bacias hidrográficas importantes como a do Araguaia-Tocantins e a do Paraná.

Conforme escreveu o escritor mineirense Martiniano José da Silva: “ É um privilégio morar nestas terras de águas emendadas e de rios de águas verdes, azuis, brilhantes. Mesmo que de águas passadas, trêmulas e túrbidas, pedindo socorro. Rios que brincam de esconder e nos enganam sumindo na terra, onde as águas do sul e do norte se “tocam” e se beijam num comovente sinal de despedida histórica”.

Nesse ambiente rico em nascentes de água e com uma geografia ímpar com a Serra dos Caiapós, é natural que existam belíssimas  cachoeiras que encantam quem as visita.

No município existem inúmeras cachoeiras (boa parte já catalogadas pelo Prof. Airton Katsuyama).

Mesmo tendo tantas cachoeiras no município, o turismo nelas é bem difícil. Estão localizadas dentro de propriedades privadas e os proprietários não permitem a visitação. Com algumas exceções permitem fazer rapel nelas (Trilha e Aventura opera o rapel na região) e atualmente só a cachoeira Dois Saltos  tem como fazer uma visita acompanhado de condutor.


Antes de programar uma visita a qualquer uma cachoeira proucure informações com a gente. Não coloque sua vida e risco, contrate quem conhece e tem experiência e evite transtorno!