O Parque Nacional das Emas é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região sudoeste do estado de Goiás. O parque abrange uma área de 132 000 há, distribuídos pelos municípios de Mineiros, Chapadão do Céu, e parte de Costa Rica (Mato Grosso do Sul).

Criado através do Decreto No 49.874, emitido em 11 de janeiro de 1961 pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, teve seus limites revistos posteriormente pelo Decreto 70.375, de 6 de abril de 1972.

Situado em um dos extremos da Serra dos Caiapós e apresenta uma topografia plana com predominância de chapadões. A parte mais elevada chega a ter cerca de 890 metros de altitude. A temperatura média é de 22 graus, comum no clima tropical quente sub-úmido.

Um santuário de vida silvestre no coração do cerrado goiano e devido sua importância para a biosfera foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial. Uma das poucas Unidades de Conservação que apresentam as diversas formas de cerrado dentro do Estado de Goiás, como os campos limpos, campos sujos, veredas e matas ciliares.

É administrado atualmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).