BIOLUMINESCÊNCIA
Entre em contato para checar a disponibilidade!
O fenômeno vem das larvas de um vaga-lume
Este fenômeno biológico ocorre nos diversos organismos vivos que têm a capacidade de emitir luz visível e fria, oriundas de reações químicas de seus metabolismos.
No Parque Nacional das Emas esse fenômeno é resultante do brilho de larvas do besouro bioluminescente (Pyrearinus termitilluminans), popularmente conhecido como vaga-lume, que vivem nos cupinzeiros e a noite se mesclam com as luzes das estrelas. O besouro bioluminescente é um tipo de vaga-lume, no início da estação chuvosa a fêmea fertilizada após o acasalamento, deposita seus ovos na base de um cupinzeiro. Quando os ovos eclodem surgem as larvas dos vaga-lumes, então, elas passam todo seu estado larval (mais de dois anos) a residir no interior destes cupinzeiros constituídos por uma rede de túneis de 1 a 5 cm de profundidade. Essas larvas possuem hábitos predatórios e durante a noite, aproveitam-se da sua capacidade de gerarem luz como uma espécie de armadilha para atraírem outros insetos, tornando-os suas presas. As principais vítimas dessas larvas são os indivíduos alados dos próprios cupins (futuros reis e rainhas, ou “aleluias”) que, regularmente abandonam os cupinzeiros para acasalar e formar novas colônias.
Estima-se que ao todo existam cerca de 2,5 milhões de cupinzeiros (ativos e inativos) em toda a extensão do Parque Nacional das Emas. No entanto, nem todos eles apresentam o fenômeno bioluminescente.
Período de aparecimento das larvas bioluminescentes
O fenômeno da bioluminescência das larvas de vaga-lumes pode ser visto no Parque Nacional das Emas, entre setembro a dezembro, especialmente no início do período das chuvas, período em que essas larvas nascem ou saem do estado de hibernação(no caso dos que nasceram no ano anterior). Lembrando que o fenômeno varia de acordo com a quantidade de chuva, temperatura ambiente, velocidade do vento e dificilmente aparecem em noites de lua cheia.
Recomendamos que façam a reserva com antecedência de duas a três noites para ver o fenômeno. Não é sempre que aparecem e a intensidade varia muito de um dia para outro.
Descrição do Passeio
O guia sai de Mineiros acompanhando o grupo ;
O transporte fica por conta do visitante;
Duração do passeio: 8h
Saída de MIneiros: 14:00
Distância de Mineiros: 75 km
Distância percorrida no parque : 90 km
Nível da trilha: Leve (todo percurso de carro)
O que usar?
Tênis ou bota;
Calça comprida;
Camiseta;
Boné;
O que levar?
Mochila pequena;
Água;
Máquina fotográfica;
Medicamento de uso pessoal;
Repelente, protetor solar;
Lanche ;
Capa de chuva;
Agasalho;
O que está incluso:
Acompanhamento de guia;
Seguro atividade;
Perneiras (proteção das pernas)
O que não está incluso:
Transporte;
Alimentação;
POLÍTICA DE CANCELAMENTO:
Cancelamentos e Devoluções (deliberação normativa N. 161 de 09 de Agosto de 1985 Embratur):
Cancelamento com até 31 dias antes da Saída, devolução de 90% do total. Cancelamento com 21 a 30 dias antes da saída, devolução de 80% do total.
Cancelamento com menos de 20 dias antes da saída, devolução de 0% a 80% do total (Dependendo do que já foi gasto com as reservas).