BIOLUMINESCÊNCIA







 Parque Nacional das Emas

R$ 280,00 exclusividade

BIOLUMINESCÊNCIA

Mineiros, Goiás
Safari

Entre em contato para checar a disponibilidade!

O fenômeno vem das larvas de um vaga-lume

Este fenômeno biológico ocorre nos diversos organismos vivos que têm a capacidade de emitir luz visível e fria, oriundas de reações químicas de seus metabolismos.

No Parque Nacional das Emas esse fenômeno é resultante do brilho de larvas do besouro bioluminescente (Pyrearinus termitilluminans), popularmente conhecido como vaga-lume, que vivem nos cupinzeiros e a noite se mesclam com as luzes das estrelas. O besouro bioluminescente é um tipo de vaga-lume, no início da estação chuvosa a fêmea fertilizada após o acasalamento, deposita seus ovos na base de um cupinzeiro. Quando os ovos eclodem surgem as larvas dos vaga-lumes, então, elas passam todo seu estado larval (mais de dois anos) a residir no interior destes cupinzeiros constituídos por uma rede de túneis de 1 a 5 cm de profundidade. Essas larvas possuem hábitos predatórios e durante a noite, aproveitam-se da sua capacidade de gerarem luz como uma espécie de armadilha para atraírem outros insetos, tornando-os suas presas. As principais vítimas dessas larvas são os indivíduos alados dos próprios cupins (futuros reis e rainhas, ou “aleluias”) que, regularmente abandonam os cupinzeiros para acasalar e formar novas colônias.

Estima-se que ao todo existam cerca de 2,5 milhões de cupinzeiros (ativos e inativos) em toda a extensão do Parque Nacional das Emas. No entanto, nem todos eles apresentam o fenômeno bioluminescente.

Período de aparecimento das larvas bioluminescentes

O fenômeno da bioluminescência das larvas de vaga-lumes pode ser visto no Parque Nacional das Emas, entre setembro a dezembro, especialmente no início do período das chuvas, período em que essas larvas nascem ou saem do estado de hibernação(no caso dos que nasceram no ano anterior). Lembrando que o fenômeno varia de acordo com a quantidade de chuva, temperatura ambiente, velocidade do vento e dificilmente aparecem em noites de lua cheia. 

Recomendamos que façam a reserva com antecedência de duas a três noites para ver o fenômeno. Não é sempre que aparecem e a intensidade varia muito de um dia para outro.

Descrição do Passeio

 O guia sai de Mineiros  acompanhando o grupo ;

O transporte fica por conta do visitante;

Duração do passeio: 8h

Saída de MIneiros: 15:00

Distância de Mineiros: 75 km

Distância percorrida no parque : 90 km

Nível da trilha: Leve (todo percurso de carro)

 

O que usar?

Tênis ou bota;

Calça comprida;

Camiseta;

Boné;

 

O que levar?

Mochila pequena;

Água;

Máquina fotográfica;

Medicamento de uso pessoal;

Repelente, protetor solar;

Lanche ;

Capa de chuva;

Agasalho;

 

O que está incluso:

Acompanhamento de guia;

Seguro atividade;

Perneiras (proteção das pernas)

 

O que não está incluso:

Transporte;

Alimentação;


Localização

R$ 280,00

exclusividade

Você também pode gostar

Trilha Chapada da Lua
Caminhada em trilha

Trilha Chapada da Lua

Boia Cross  Rio Formoso