INSCRIÇÕES ABERTAS!
Expedição Jangadão Ecológico no Rio Araguaia
O Rio Araguaia nasce à margem do Parque Nacional das Emas, na borda da Serra do Caiapó, no município de Mineiros.
Mais de 200 km abaixo da nascente, o rio passa por uma brusca mudança de altitude em que o relevo é caracterizado por formações rochosas de arenito, onde o rio Araguaia e seus afluentes descem das serras formando cachoeiras e cânions até chegar a uma planície próximo à cidade de Baliza-Go. Neste local, o rio se alarga e suas águas se acalmam.
É nesse trecho de serras, longe dos lotados destinos que veem sua população triplicar nos meses do verão goiano (junho a setembro), que acontece o Jangadão Ecológico.
Atualmente temos três formatos de expedição, em cada edição atendemos 24 participantes que viajam a bordo de botes infláveis, acompanhados de uma equipe de apoio.
A primeira forma é feita em apenas um dia descendo por um percurso de 28 km.
A segunda forma de passeio é feita em dois dias atendendo 24 participantes que viajam a bordo de botes infláveis, acompanhados de uma equipe de apoio por um percurso de 65km pelo rio Araguaia e durante duas noites os participantes se hospedam em um hotel em Ribeirãozinho-MT.
Já na terceira opção a expedição passa por um percurso de 65km pelo rio Araguaia, durante três dias. Nesse período a proposta é descer remando, navegando aproximadamente 6 horas por dia (uma média de 22 km por dia). As pernoites acontecem em acampamentos às margens do rio. Uma aventura cheia de desafios e superações!
Durante a expedição, encontramos um ambiente de beleza praticamente intocada, que abriga imensa variedade de espécies da fauna e da flora. No decorrer do percurso navegamos aproximadamente uns 50 km de cânions, cujo estreitas passagens são encamisadas por paredes rochosas e em alguns pontos praias virgens formadas na última temporada de cheia, bem como, lindas cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas dos afluentes do Araguaia. Em parte deste cânion encontra-se a APA DO ENCANTADO, uma reserva criada para proteger o Cerrado, a fauna e a margem do rio Araguaia. É possível avistar o sobrevoo das aves e ao final do dia, um maravilhoso pôr do sol. Harmonia divina, sintonia maravilhosa que nos renova!
A descida é bastante tranquila e só em alguns locais encontramos pequenas corredeiras .
As maiores corredeiras são Classe II - Moderada:
As corredeiras Classe II são diretas com descidas claras e evidentes sem a necessidade de análise em cima da hora. Pode haver a necessidade de se evitarem ondas, pequenos obstáculos e outras obstruções menores.
Remansos e ondas estouradas podem ser fortes. Bom para iniciantes”. Fonte (ABNT)
Atividade descrita está classificada pelo Ministério do Turismo e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT como “Turismo de Aventura”. Assim sendo, envolvem riscos avaliados, controlados e assumidos.
Para garantir a segurança, EPIs são entregues e todo percurso é acompanhado por uma equipe de apoio experiente, formada por condutores de atividades aquáticas, guia de turismo, barco motorizado, carro de apoio e equipe de cozinha.
A expedição acontece desde 2004 entre os municípios de Baliza-Go e Ribeirãozinho-MT e Torixoréu-MT, recebendo participantes de todos os lugares do Brasil , como também do exterior.
Tudo começou com alguns amigos aventurando-se pelo rio em 2004. A cada ano que passava, por meio da divulgação, mais pessoas estavam interessadas em participar. Com essa repercussão, o integrante e organizador do passeio, Nélio Carrijo, vislumbrou uma oportunidade de negócio. Se especializou em turismo fazendo diversos cursos na área e através dos resultados, Nélio Carrijo abriu uma agência de turismo receptivo na qual atua na região oferecendo passeios pelo Parque Nacional das Emas, onde nasce o Rio Araguaia, na serra do Caiapó.
Como funciona a expedição:
Para participar o turista precisa deslocar-se até Ribeirãozinho-MT(nossa base de apoio) no dia e hora marcada, pré definidos no momento da compra do pacote. O carro fica guardado em um local seguro na cidade e um ônibus faz o traslado do grupo até o rio, assim como no final da expedição de volta para a cidade.
Para quem vem de avião, o aconselhável é pousar no aeroporto de Goiânia e locar um carro para ir até a cidade de Ribeirãozinho( ainda não temos um serviço de traslado para esse percurso, algo que almejamos estar oferecendo em breve).
Em cada bote descem 4 participantes mais um condutor experiente.
As bagagens vão em um bote e por isso pedimos para reduzi-las ao máximo.
Outro bote vai com o bar que oferece para os clientes (Cervejas, Refrigerantes, Sucos, Chocolates, Água Mineral, Água de coco, Salgadinho, Balas, Energéticos)
Um barco motorizado acompanha o tempo todo fazendo a segurança e a logística da alimentação.
Nossa cozinha segue com o carro de apoio terrestre que para em pontos específicos onde temos estrutura para montá-la. Nossas refeições são levadas pelo barco de apoio.
Além do Jangadão Ecológico muitos passeios podem ser feitos na região.
A Serra do Caiapó possui uma enorme quantidade de cachoeiras e belas paisagens.
As cachoeiras mais famosas são:
Salto São Domingos
Cachoeira Samambaia
Cachoeira da Abóbora
Salto Paraguassú
Cachoeira Santa Helena
Cachoeira Santa Márcia
Cachoeira Paraíso
Cachoeira Dois Saltos
Cachoeira Couto Magalhães
Cachoeira do Soturno
Cenários que chamam atenção são:
Parque Nacional das Emas
Região Pinga Fogo
Morro do Gigante
Serra da Portaria
Aqui no site você encontra os passeios disponíveis.
Veja a matéria no Curta Mais !
Veja a matéria no Viagem Em Pauta!